Apresentação do Pré-projeto de estágio
1. Titulo Provisório: Educação e Formação para o Desenvolvimento Comunitário- Alfabetização de Adultos
Palavra Chave: Desenvolvimento Comunitário, Educação e Formação
2. Introdução
O presente trabalho foi elaborado no ambito da unidade Curricular de Seminário de Investigaçao e Projeto, do primeiro ano do Mestrado em Educação e Formação- àrea de especialização de Educação Desenvolvomento social e Cultural. E o seu principal objetivo consiste no treino para elaboração da Tese no âmbito do Mestrado no próximo ano letivo.
Em relação ao espaço é de salientar que este projeto será desenvolvido na Associação Teatro Ibisco no Bairro Quinta da Fonte, com apoio de Associação Teatro Ibisco, sendo uma organização de carater social e que desenvolve atividades recreativas para o bem estar dessa comunidade.
Quanto ao tempo de duração será definido posteriormente numa data à designar...
O seu objetivo principal, promover a inclusão social das mulheres de contextos socioeconómicos mais vulneráveis.
A escolha deste espaço para realização desta atividade, surge da minha iniciativa, devido a minha relação pessoal com a responsável daquela organização no âmbito de uma parceria estabelecida com APF ( Associação para o Planeamento da Família), durante a realização de um trabalho de investigação sobre a prática da MGF, no qual estava a trabalhar como mediadora junto da comunidade.
Durante o tempo que lá estive a tabalhar, fiz amizade com as pessoas daquele bairro, aproximei-me delas e consegui integrar no mundo delas apercebendo das suas dificuldades do dia à dia.
Estou convita e acredito que esta experiência será uma mais-valia para o meu percurso profissional visto que me possibilitará adquirir um conjunto de conhecimentos, experiência e desenvolver competências tanto ao nível pessoal, como profissional. Estas competências serão fundamentais para futuras inserções no mercado de trabalho. Também o fato de ter trabalhado em Projetos de desenvolvimnto comunitário no meu país esta experiência vai-me enriquecer ainda mais.
3. Justificação da opção pelo sentido Social
A minha opção por projeto deste carater tem a ver com a situação do Bairro, sendo ele caraterizado por elevado nível de violência na sua generalidade pelos jovens, e também existe um número considerável de mulheres imigrantes com o nível muito baixo de escolariedade. Sendo assim, com este projeto pretendo não só capacitar as mulheres através de alfabetização, uma vez que são consideradas como a camada mais vulerável. Mas também promover uma participação condigna no processo de desenvolvimento do próprio Bairro. Esta comunidade é constituída maioritariamente pelos Guineenses, Cabo Verdianos,e Siganos. Espero que este projeto irá ajudar as mulheres a desenvolverem certas copetências que vão-lhes permitir uma integragação e adaptação a situação atual.
Objetivos da ciração do Projeto- contribuir para o aumento de nível de escolaridade das mulheres do Bairro Quinta da Fonte
Objetivos especificos- diminuir o analfabestismo, e promover a integração e participação dessas mulheres no processo de desenvolvimento dentro da comunidade.
O desenvolvimento comunitário é algo que exige a participação de todos no processo, de modo que cada um possa dar a sua contribuição Durante longos anos a seguir ao os-guerra o desenvolvimento comunitário foi um instrumento particularmente centralizado, que partia da ação governamental e que, geralmente, assentava em tentativas de promover ações de desenvolvimento de forma estritamente técnica e ciêntifica (Nogueira, 1996).
È importante salientar que a participação dos atores locais é fundamental no processo do desenvolvimento uma vez que são partes deste processo. Como refere (Canârio, 2013) a participação dos actores locais ao nível de tomada de decisão, concretizações das decisões e avaliação dos resultados é que permite transformar o processo de desenvolvimento num trabalho que uma comunidade realiza sobre si própria, aprendendo a conhecer-se, a conhecer a realidade e a transforma-la.
Para (Wite, 1982) citado por (Canario, 2013, p.63) a participação é uma garantia da pertinência das intervenções, situando-as no quadro de problemas localmente identificados, permite fazer mais e melhor através de um mais eficaz aproveitamento dos recursos internos e externos, tem um valor formativo, intrinsico, para os participantes favorecendoa resonsabilizaçao coletiva e constituindo-se como um fator de concientizaçao susceptivel de funcionar como elemento catalisador de novas, e cada vez mais autonomas, iniciativas.
Outro aspeto fundamental a ter em consideração no contexto de desenvolviemnto comunitario é a valorizaçao dos recursos endogenos
4. Identificação do contexto de intervenção
A instituição na qual pretendo desenvolver o meu Projeto é Associação Teatro Ibisco, no Bairro Quinta da Fonte.
5. Localização/Caraterização da zona de Intervenção- Bairro Qunita da Fonte
O bairro da quinta da Fonte (um dos lugars mais timidos e mal afamados da Loures), é hoje o mias problemático do conselho de Loures no que respeita a criminalidade, admitiu a DN o verador da habitação. Ao todo são 786 fogos de habitação, onde foram realojados 480 famílias em 1996, mais 350 do que as inicialmente previstas. A maioria trazia como marca uma vida carenciada (cerca de 90% era beneficiária do rendimento minímo), desestrutrada e até com "antcedencts criminais", segundo fonte policial, apesar de a população ser maioritariamente jovem cerca de 50% dos mais de 2500 habitantes têm menos de 15 anos.
Na PSP o bairro está referenciado como sendo uma zona associada ao roubo e ao tráfico de drogas." Não propriamente a venda direta, mas de revenda pra outras áreas da "capital", explicaram ao DN. Aliás, para as autoridades policiais a Quinta da fonte não é das zonas mais problemáticas da Área Metropolitana de Lisboa. E qualquer solução terá de passar mais pelo âmbito social do que policial. "Há uma grade concentração de famílias etnicamente diferentes e com indicadores criminais. Foi um err agrupa-las no mesmo espaço. Por isso, a instalação de um posto de atendimento nõ irá diminuir os conflitos", sustentou fonte da instituição. Por esses motivos é que fez surgir associação Teatro Ibisco, implentando o teatro como forma de sensibilizar a comunidade no sentido de diminuir esses conflitos no Bairro.
5. Caraterização da Instituição
A associação Teatro Ibisco é uma organização de carater social sem fins lucrativos, a direção executiva é composta por:
O corpo diretivo da associação é composto por sete elementos, e conta com a participação de cinquenta voluntários. Neste caso, é de salientar que no que se refere a remuneração destes elementos, só os sete elementos do corpo diretivo é que são remunerados, e ambos fazem parte da equipa técnica, e ao mesmo tempo atores do teatro. A orgnização recebe estágiários da Escola Superior de educação do Campus de Benfica, de Setubal e de França.
Relativamente a qualificação dos pessoais que fazem parte do corpo diretivo, costatou-se que duas pessoas têm o grau de mestrado em Teatro, dois licenciados, duas com 12º ano, uma tem formação na àrea social.
Em termos de divulgação das atividades, são feitas através do Saite; Facebook e os média.
No que concerne aos financiamentos, recebem do programa Escolhas, para execução de atividades. Para além do Teatro também desenvolvem a dança como forma de promover a amior participação das comunidades.
6. Parcerias: ISCTE, Escola Superior de Educação de Lisboa, Faculdade de Motricidade Humana, Fundação Calouste Gulbenkian, CMEA, Aquitaine, o Clube Internacional Europeu, os Projetos Escolhas da Quinta de Mocho, da Quinta da Fonte e do Agrupamento de Escolhas da Apelação AMRT.
7. Desenho do Prjeto
A minha proposta em desenvolver um projeto nesta instituição, parte do princípio que aquela comunidade enfrenta grandes problemas sociais, embora ainda não tenho realizado um diagnóstico, devido a constrangimentos vários, como já referi anteriormente, mas de acordo com o trabalho que já tinha realizado neste contexto levou-me a chegar a essa conclusão.
Em relação aos seguintes pontos:
- análise da situação e diagnóstico de problemas/áreas de desenvolvimento
- descrição de procedimento de recolha
- descrição de procedimento de análise
- apresentação da estratégia geral de intervenção e respetiva fundamentação
É de salientar que estes pontos não foram trabalhados, visto que não consegui realizar a entervista, por falta de tempo da parte da responsável da organização. Combinamos para eu enviar o Guião por email, enviei, mas mesmo assim ela não conseguiu responder. Portanto, fiz todas as deligências, mas acabei por não ter sucesso.
A estratégia geral de intervenção através de educação e Formação é no sentido de promover a inclusão social das mulheres. Isto, porque educação é a forma mais viável de aproximar as pessoas e desenvolver a comunidade.
Segundo (Cánario, 2000), " A educação é um processo permanente e que acontece em todos os lugares e em todos os momentos". Ainda para o mesmo autor a importãncia de educação é entendida como um fator estratégico de desenvolvimento e de "progresso", constitui hoje, uma ideia relativamente consensual que não representa, contudo, uma novidde, nem está isenta de ambiguidades.
8. Questões éticas (reflexão sobre questões éticas que se colocam no desenvolvimento do projeto)
Espero bem que as questões éticas serão garantidas no desenvolvimento deste trabalho, a confidêncialidade dos participantes na eventual entervista que farei será respeitada, uma vez que é um aspeto importante a ter em consideração. Neste caso, as pessoas selecionadas para entervista serão avisados apriori o objetivo deste trabalho, e a sua importância para à comunidade em geral.
9. Resultados Esperados
Caso o projeto que estou a pensar elaborar, fõr viável e com recursos (financeiros, materias e Humanos) disponîveis para a sua implementação, a minha intervenção neste contexto vai-me permitir um conjunto de conhecimentos e competências através das atividades à realizar nesta comunidade. Maior nûmero de mulheres capacitadas e preparadas para enfrentar novos desafios.
A grande aprendizagem que retiro com a realização deste trabalho assenta, na ideia de que a educação é importante no processo de desenvolvimento comunitârio, e não so, e todos nós somos responsáveis por desenvolver uma educação, porque ela é a base fundamental duma sociedade e consequentemente de uma sociedade inclusiva.
Segundo Filosofo Rene- Hubert, a educação é um conjunto de ações e influências exercidas voluntáriamente por um ser humano em outro, normalmente de um adulto em um jovem. Essas ações pretendem alcançar um determinado propósito no individuo para que ele possa desempenhar alguma função nos contextos sociais, económicas, culturais e políticas duma sociedade.
Por outro lado, mostrou que no sentido técnico a educação é o processo contínuo de desenvolvimento das faculdades físicas intelectuais e morais do ser humano afim de melhor se integrar na sociedade ou no grupo.
Referências Bibliográficas
Canário (2013), Educação de Adulto um Campo e uma Problemática
www.significados.com.br/ HYPERLINK "
https://www.significados.com.br/educacao retirado em 04/04/2015"