Enquadramento Teórico

  Desenvolvimento comunitàrio

    o desenvolvimento comunitario, é um "esforço para melhorar as condições de vida daqueles que habitam um local (a comunidade e o seu espaço geográfico e cultura) tomando em linha de conta a especificidade desse local"(Santos, 2002,p.1). tem como objetivos específicos "reforçar e valorizar o potêncial humano de determinada região; fomentar a traçâo e fixaçâo de jovens e de emprego qualificado;(...) melhorar a organização do mercado de formação; melhorar os níveis de escolaridade e de qualificação da população reisdente, em particular dos jovens e ativos"(Santos, 2002,p.1) citado por (Pereira, 2015, p.14).

Pode-se afirmar então que o desenvolvimento comunitário tem aplicação numa pluralidade de situações, solicitando uma ligação entre as populações e os poderes políticos, para assim melhorar, desenvolver o conjunto das comunidades envolventes, reorganizando para a sua superação da instabilidade.

O desenvolvimento comunitário é determinado através de algumas bases éticas, sendo elas a aceitação da diversidade biológica e cultural, representando a tolerância; ainda a valorização da multiplicidade de formas concebíveis, tendo em conta os encargos; a presença de destaque sobre a tecnologia e por fim o reconhecimento das competências dos indivíduos, não sendo estes meros instrumentos (Kashimo, Marinho § Russeff, 2012) citado por (Pereira, 2015) citado por (Pereira, 2015, p. 14).

Daí a importância de traçar projetos ûteis para as comunidades de aprendizagem e desenvolvimento social e educacional, " a ideia é estimular o surgimento de comunidades que caminhem com as próprias pernas" (Avila,2000,p.66) citado por (Pereira, 2015, p. 14).

 Referência Bibliográfica 

Pereira, C. (2015). Intervenção Comunitária para a Promoção da Literacia